Retomando os trabalhos

 

Estamos começando mais um ano de atividades no IBHMCA, abrindo a sala na Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus, sempre às terças e quintas, das 10 às 16:30h e prontos para as comemorações dos 80 anos deste Instituto. Bem vindo 2026!!




Registros da última reunião do ano

Posse de Dra. Maíra Pereira Dantas

  como membro titular da cadeira 33

  cujo patrono é Gonçalo Moniz e sobre quem a doutora apresentou brilhante palestra  

 

 

 

 

 

 

 

 

No que foi parabenizada pelos seus pares presentes e on-line  

 

 

 

 




Reunião 9/11/2023 – Palestra Picanço

Palestra: “Algumas controvérsias na Trajetória de José Correa Picanço” , proferida on-line pela Profª Almira Vinhaes Dantas, assistidas pelos convidados presentes no Auditório da Biblioteca Gonçalo Moniz e transmitida também aos confrades que não puderam comparecer.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao final da reunião, o secretário geral, Dr. Jorge Cerqueira, deu posse, como Membro Colaborador, à  Bibliotecária Ana Albano, que tanto contribui com o Instituto, com suas maravilhosas montagens de Exposições.

 




Registros da palestra sobre Otto Wucherer

Na última quinta – 10/08/23, durante a reunião híbrida mensal, além da participação de 3 palestrantes, tivemos alguns acontecimentos inéditos:

A INTRODUÇÃO DO TRABALHO FOI FEITA PELA ACADÊMICA


Giovana Campos Paranhos     

                                                          

 

A APRESENTAÇÃO TEVE PARTICIPAÇÃO INTERNACIONAL, VIA INTERNET.  DIRETAMENTE DE  PORTO, EM PORTUGAL, O MEMBRO CORRESPONDENTE, HISTORIADOR:

António Miguel Santos


                                                           

 A Confreira  Ogvalda Devay de Sousa Torres, completou a HOMENAGEM PÓSTUMA A OTTO WUCHERER  

                 

 

A audiência foi composta presencialmente por alguns confrades e convidados, o mesmo acontecendo on-line

         

As conferencistas presentes receberam seus certificados das mãos do presidente do IBHM, Dr. Natalino Manta Dantas

                         

e o certificado do nosso correspondente será enviado por e-mail e também pelo correio.

 

 




Expo Fernando São Paulo – novas imagens

     

 

 

                      

   

 

   

 




Encerrando o ano, com desejos de Boas Festas

Ao

final

de um ano

de muito trabalho no

INSTITUTO BAHIANO DE HISTÓRIA 
DA MEDICINA E CIENCIAS AFINS,

durante o qual  foram admitidos novas confreiras e confrades,

que homenageamos dois grandes vultos da Medicina baiana,

reformulamos nosso Estatuto e elegemos uma nova Diretoria,

formulamos efusivos votos por um FELIZ NATAL e um ANO NOVO

pleno de alegrias, a todas e todos que colaboram e que dão  vida à  esta Instituição!!

 




Convite para última reunião do ano

Douto Senhor / Douta Senhora

O Instituto Bahiano de História da Medicina e Ciências Afins – IBHMCA tem a honra de convidar a V. Excia. e família para a sua última reunião híbrida desse instituto, do ano de 2022.

Data: 29 de novembro de 2022 – TERÇA – FEIRA

Local: Sala C22 da pós graduação, 2º andar da FMB, largo do Terreiro de Jesus, s/nº. Salvador – BA

Sala virtual – hlink: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ibhmca

Programação

15h00 – Lembrando Benedicto Alves de Castro Silva

15h20 – Entcarega de Diplomas do IBHMCA

15h30 – Relatório das atividades do IBHMCA no ano de 2022

16h00 – Eleição da próxima Diretoria

16h30 – Congraçamento

 

Programação

15h00 – Lembrando Benedicto Alves de Castro Silva

15h20 – Entrega de Diplomas do IBHMCA

15h30 – Relatório das atividades do IBHMCA no ano de 2022

16h00 – Eleição da Diretoria

16h30 – Congraçamento

 




O encontro online da Sociedade Brasileira de História da Medicina

História da Medicina em Foco

Dia 11/08/2020 às 19h

Tema: “Pinturas Famosas e Medicina”

Coordenador: Dr. Lybio Martire Junior – SP/MG

Palestrante: Dr Daniel Hernandez – RJ




Saudades Vilma Nonato

Há um mês estamos sem a nossa colaboradora de pesquisa, de apoio e de carinho Vilma Nonato. Em nossa reunião de 13 de junho lembramo-nos dela, projetando a sua presença em nossas reuniões, tanto na sala Jorge Novis como no Anfiteatro Alfredo Britto. Antes de 2003, ela já nos acompanhava e sempre dizia que quando se aposentasse sempre viria colaborar conosco.

Nossa saudade e agradecimento.

Salvador, 23 de junho de 2019,

a Diretoria