Posse animada

O mais novo Membro Colaborador do IBHM: Josias Sena, tomou posse na última quinta-feira 12/9/2024, proferindo interessante e diferenciada palestra _ grande parte em versos! _ recheada de homenagens (a personagens pontuais na sua historia e da faculdade) e registros de importantes fatos e ocasiões vividas nesta Faculdade de Medicina.

 

 

 

 

 

 

 

 




REUNIÃO/ Homenagem de 9/11 – 200 anos do falecimento de Jozé Correa Picanço

A aposição da placa em homenagem à Picanço, deu-se no Salão dos Acadêmicos, com discursos do Presidente do IBHMCA – Dr. Ernane Gusmão e do Diretor da FMB –  Dr. Antonio Alberto Lopes e com diversas presenças ilustres, como aqui registrado

               

 

 

 

             

 




200 anos do falecimento do Dr. Jozé Correa Picanço

                                    

O Instituto Bahiano de História da Medicina e Ciências Afins – IBHMCA e a Faculdade de Medicina da Bahia – FMB/UFBA, têm a honra de convidar Vossa Senhoria e família para a abertura das homenagens ao Dr. Jozé Correa Picanço –  Patriarca da Medicina Brasileira, nos 200 anos do seu falecimento.

Data:  09 de novembro de 2023

           Horário:

                          16:00h – Aposição de placa alusiva ao evento na Sala dos

                          Acadêmicos, 2º andar da FMB, Largo do Terreiro de Jesus, s/nº

                         16:30h – Abertura da exposição comemorativa e palestra

                           proferida pela Confreira Profª Almira  Maria Vinhaes Dantas,

                           auditório da Biblioteca Gonçalo Moniz, 2º andar da FMB,

                           Largo do Terreiro de Jesus, s/nº

 




Brilhante apresentação ”Simbologia do Corpo Humano”

Aconteceu mês de julho passado, durante a reunião ordinária mensal deste Instituto, a EXCELENTE palestra ”Simbologia e Mito do Corpo Humano”, proferida pelo Confrade Ernane Nelson Antunes Gusmão.

Seguem aqui um resumo do trabalho apresentado e alguns registros da reunião

SIMBOLOGIA E MITO do corpo humano

 




Fernando São Paulo em cartaz na BGM

 

REGISTROS da abertura da Exposição em Homenagem aos 50 anos de morte do Dr. Fernando José de São Paulo, na Biblioteca Gonçalo Moniz, 2º andar da Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus, no último dia 5 de junho de 2023

 

Com as ilustres presenças do Diretor da FMB, Dr. Fernando Adan, dos Membros da Diretoria do IBHMCA, Dr. Natalino Manta Dantas, Dr. Jorge Cerqueira e Dra. Ogvalda Devay,

               

 

Além do Confrade e Membro Titular, Prof. Eduardo Borges dos Reis e dos Membros Colaboradores Ana Albano e  Josias Cardoso de Sena, também responsáveis pela belíssima e competente reunião desse acervo e  trabalhos.




Dr. Fernando São Paulo em exposição

Comunicamos que neste mês de junho, não realizaremos reunião ordinária e sim uma Exposição em Homenagem ao 50º aniversário de morte do professor

DR.  Fernando José de São Paulo – Médico, Professor e Folclorista brasileiro .

Na Biblioteca da FMB, a partir de 5/6/23

 

Prof. Fernando foi o 1º Titular da Cadeira n° 1 do IBHM, cujo Patrono é Jozé Correa Picanço.

 

Nascido em Santa Bárbara, em 30/5/1887 e falecido em Salvador, 1973, aos 86 anos, Fernando São paulo concluiu seus estudos de medicina na Faculdade de Medicina da Bahia, com a tese:

A Vida Sexual dos Condemnados” , defendida em 1909.

 

Confira maiores informações.

a partir de 05 de Junho  de 2023

Biblioteca da FMB, 2º andar  da sede mater no  Terreiro de Jesus

 




Posse da Confreira Lorene Louise Silva Pinto

Dando as Boas Vindas à nova Confreira, anunciamos que no dia 11 de maio p.p., tomou posse no IBHMCA, como Membro Titular da Cadeira de nº 12 a Profª Lorene Louise Silva Pinto,  que foi apresentada à audiência pelo atual  Presidente do Instituto:

 

Confrade

Antonio Natalino Manta Dantas

 

 

Na sua posse a nova Confreira proferiu  palestra sobre o patrono da cadeira que passa a assumir e teceu parecer também sobre seus sucessores

 

John Ligertwood Paterson –

“ O inglês e a Escola Tropicalista Baiana”

 

 

 

 

A conferência foi assistida por vários confrades e convidados (presencial e virtualmente), que  após a sua conclusão fizeram perguntas e comentários, além de vários elogios à palestrante

               

Ao final da reunião, a Confreira Lorene Pinto recebeu, das mãos do Presidente Antonio Natalino e do Secretário Geral – Jorge Raimundo de Cerqueira, Certificado de apresentação de trabalho e Diploma de posse.

 

 




Reunião de encerramento do ano no IBHMCA

E assim findou-se mais um ano de reuniões no Instituto Bahiano de História da Medicina e Ciências Afins:

  • A Confreira Almira Maria Vinhaes Dantas expos lembranças saudosas do Confrade Benedicto Alves de Castro Silva, que nos deixou no último mês de agosto passado.
  • O atual presidente do instituto, confrade Jorge Raimundo de Cerqueira e Silva apresentou o relatório de atividades do IBHMCA nesse ano de 2022 .
  • A nova diretoria foi eleita virtualmente e será assim constituída a partir de janeiro de 2023:

Presidente – Antônio Natalino Manta Dantas

Vice presidente – Ernane Nelson Antunes Gusmão

Secretário – Jorge Raimundo de Cerqueira e Silva

Secretário adjunto – Ogvalda Devay de Sousa Tôrres

Tesoureiro – Almira Maria Vinhaes Dantas

Tesoureiro adjunto – Dione Tonheiro Palmeira Machado

  • Novos Membros Colaboradores foram oficialmente admitidos e diplomados:

             Maria de Fátima Lorenzo

                                                                    

 

Adélia Maria Marelin

                                                                    

  • Dois novos Membros Correspondentes também foram diplomados on -line:

Antonio Miguel Santos, de Portugal       

Renato Dornelas Câmara Neto, de Recife /PE           

Por fim, houve um congraçamento, regado a petiscos e Prosecco




I Simpósio de História da Medicina na Bahia

 

O I Simpósio de História da Medicina na Bahia

é uma atividade acadêmica promovida pela Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História da UFBA, Programa de Pós-Graduação em História Universidade do Estado da Bahia, Instituto Bahiano de História da Medicina e Ciências Afins, Memorial da Medicina Brasileira, Academia de Medicina da Bahia e com a Sociedade Brasileira de História da Ciência.

O Evento tem como tema “A Medicina na História: as lutas e conquistas pela saúde”, abarcando assuntos como escravidão e saúde no Brasil, história da loucura, história da medicina e saúde: perspectivas disciplinares, e história da medicina materno-infantil.

 O Evento acontecerá na sede Mater da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia, localizada no Terreiro de Jesus, Pelourinho – Salvador/BA,

De 02 a 05 de novembro de 2022

 O Simpósio contará com uma conferência de abertura, mesas redondas, painéis de apresentação oral e terá como produto a publicação de um caderno de resumos, anais e um livro de coletâneas com artigos de professores conferencistas. O Evento proporcionará discussões teórico-metodológicas de forma interdisciplinar acerca da História da Saúde, da Medicina e da Ciência a fim de dialogar com pesquisadores de diferentes áreas, tendo em vista a urgência de explorar a temática dos estudos já realizados ou em processo de construção. Ademais, o evento é uma extensão universitária de caráter social, cultural e educacional da UFBA com vistas a abertura ao grande público e à democratização do conhecimento científico.

 As inscrições já estão abertas nas modalidades Ouvinte e Comunicação Oral. Acesse o nosso site e inscreva seu trabalho: http://www.simposiohistoriamed.ufba.br/

 




Reunião IBHMCA 13/10

 

 

 

Aconteceu na última quinta, 13/10, a terceira reunião híbrida de 2022, do Instituto Bahiano de História da Medicina.

 

 

Com apresentação de brilhante palestra proferida pelo então candidato à vaga e, na sequencia, posse do agora confrade: Paulo Lopes Pena como Membro Titular da cadeira de n°4, cujo patrono é o dr. Antônio Ferreira França (1771-1848).

 

reunião 13/10