Palestra da Dra. Telma Sumie Masuko

Reunião híbrida em 14 de maio de 2026 – quinta feira, 15:00h,

na Sede da ABM – Rua Baependi, nº 162, Ondina __ Auditório Jadelson Andrade

Palestra / Tema: “HISTÓRIA DA ANATOMIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA DA BAHIA – DAS ORIGENS AOS DIAS ATUAIS”

                         

                     

 




Posse do Dr. Roque Andrade

Registros da reunião ordinária híbrida de junho de 2026.      Aconteceu em 11 de junho  – quinta feira,  15:00h

Local: Sede da ABM – Rua Baependi, nº 162, Ondina   —   Auditório Jadelson Andrade —

Palestra de posse: “O mestre Eduardo Rodrigues de Morais ”

Palestrante e agora confrade, Membro Titular da cadeira 39:  Dr. Roque Andrade

         

     

                                    

                   

               




Titulo de Professor emérito ao Confrade Dr. Jacobina

Seguem registros da outorga de Título Máximo de Professor Emérito para o Confrade Professor Doutor Ronaldo Ribeiro Jacobina.

A  sessão solene teve lugar no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, no último dia 8 de maio, às 18:00h

 

               

                 

                       




Registro histórico! 100 anos do Confrade Geraldo Leite.

O dia 23 de abril de 2026 foi de festas para a Medicina Bahiana e Sergipana.
É que o filho de Sergipe, dado de presente à Bahia – o Professor Geraldo Leite, completou 100 anos de uma preciosa vida , extremamente útil ao nosso estado , nas áreas da Saúde e da Educação .

Formado médico pela Faculdade de Medicina da Bahia – Primaz do Brasil – na turma de 1950, Geraldo Leite distinguiu-se por várias facetas de sua personalidade: inteligente, estudioso, empreendedor, amável, humilde – razões de ser tão querido por todos, o que explica o grande número de presentes à bela missa celebrada no pátio do IBIT, Instituição fundada pelo grande mestre José Silveira, que o aniversariante substituiu com brilho.

Professor de Parasitologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, seu Diretor por vários anos, Livre Docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Fundador e primeiro Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana;Membro Titular da Academia de Medicina da Bahia e do Instituto Bahiano de História da Medicina , Membro proeminente do Rothary Club, autor de vários livros, incentivador de muitos programas assistenciais e educacionais no país e fora dele.

O evento em sua homenagem que teve lugar no IBIT, foi a consagração de um ser humano especialíssimo , muito respeitado, admirado e amado pelas qualidades que ornam seu extraordinário caráter.

 

Estiveram presentes:
o Sub-Secretario da Saúde do Estado – Dr. Paulo Barbosa, os altos representantes da Fundação José Silveira, autoridades eclesiástica, com o Arqui Abade do Mosteiro de São Bento, Presidente da Associação de Ex-Alunos da Faculdade de Medicina da Ufba; Corpo de Titulares da Academia de Medicina da Bahia; O Secretário Geral do Instituto Bahiano de História da Medicina Dr. Jorge Cerqueira ;
Dirigentes do Rothary Club; Representante do Cremeb Dr. Jecé Brandão, muitos médicos, outros trabalhadores da Saúde, advogados, políticos e muitas outras pessoas que foram levar o seu abraço ao querido Mestre que esteve firme, alegre , atencioso e carinhoso, como sempre .

Dr. Jorge Cerqueira

Secretário Geral

Dr. Jorge Cerqueira e o

aniversariante, Dr. Geraldo Leite

 




Primeira reunião de 2026

O Instituto Bahiano de História da Medicina e Ciências Afins – IBHMCA tem a honra de convidar a todos para a primeira reunião ordinária hibrida do ano de 2026.

Data: 19 de março de 2026 – quinta feira

Local: Sede da ABM – Rua Baependi, nº 163, Ondina

Auditório Arnoldo Mattos

Sala virtual – link será enviado posteriormente

Hora : 15:00h

Palestra / Tema: “História da Nefrologia na Bahia”

Palestrante: Dr. Ernane Gusmão – Presidente do IBHM

Contamos com sua presença

A diretoria




Mais uma posse no IBHM

Na quinta-feira próxima passada, a reunião teve início com a apresentação do candidato a Confrade, pelo Presidente, Dr. Ernane Gusmão             

Seguiu-se saudação gravada pelo Secretário Geral, Dr. Jorge Cerqueira, que não pode estar presente desta vez

 

Tivemos a honra e o privilégio de assistir excelente palestra sobre Braz Hermenegildo do Amaral, patrono de nossa cadeira de nº 30, que será ocupada pelo Dr. Altamirando

 

 

 

 

E demos posse a mais um novo membro titular, DR. Altamirando Lima de Santana

 

 

 




Reunião de 14 de agosto de 2025

Em 14 de agosto passado realizamos mais uma reunião ordinária, no auditório da ABM, em Ondina, com a posse de Dra. Margarida Dutra. Aqui os registros da solenidade:

 

Recebendo Certificado da apresentação da palestra e o Diploma de Membro Titular

Secretário Geral – Dr. Jorge Cerqueira, Dra. Margarida Dutra, Presidente do IBHMCA – Dr. Ernane Gusmão

    Excelente palestra apresentada, sobre Dr. Antonio Carlos Nogueira Britto, último membro a ocupar a cadeira que agora ocupa

 

A família da agora Confreira, prestigiou sua posse no IBHM (filho e esposo, também médicos)





Posse de novo membro no IBHMCA

                                                                              

        Com apresentação de excelente palestra sobre:Ferreira Gomes: A Pedra Fundamental da emancipação Farmacêutica na Bahia” , tomou posse no auditório Jadelson Andrade da ABM, no último dia 12/06/2025, o agora confrade Denis de Melo Soares.

                                

       Diretor da Faculdade de Farmácia da UFBA, Dr. Denis se tornou titutlar da cadeira de nº43, cujo patrono é Adolpho Diniz Gonçalves e da qual o retratado também já fez parte. Os 3 filhos do Dr. Ferreira Gomes estiveram presentes na palestra e, entre outros, se manifestaram com palavras elogiosas, no final.

                    




Próxima reunião mensal

Prezados

O Instituto Bahiano de História da Medicina e Ciências Afins – IBHMCA tem a

honra de convidar a V. Excia. e família para a próxima reunião ordinária híbrida.

Data:  12 de junho de 2025 – quinta feira

Hora :  15:00h

Local:    Auditório Jadelson Andrade. ABM – Associação Bahiana de

                  Medicina. Rua Baependí, nº162, Ondina.

Palestra / Tema:

Ferreira Gomes: A Pedra Fundamental

da emancipação Farmacêutica na Bahia“.

Palestrante: Dr. Denis de Melo Soares –

Diretor da Faculdade de Farmácia

Obs.: Na ocasião o palestrante tomará posse como Membro Titular, ocupando a cadeira de nº 43, cujo patrono é Adolpho Diniz Gonçalves.




Registros da posse de Dr. Danilo Noya

No último dia 10 deste mês de maio, tivemos o prazer de assistir a uma belíssima palestra sobre Nina Rodrigues, no auditório da Associação Bahiana de Medicina:

   

Palestrante – Dr. Danilo Noya Fonseca;

agora Membro  Titular da cadeira nº 31 do IBHMCA

           

Nossas felicitações e agradecimentos ao mais novo Confrade pela apresentação. Temos certeza que terá muito a agregar ao Instituto!