Palestra da Dra. Telma Sumie Masuko

Reunião híbrida em 14 de maio de 2026 – quinta feira, 15:00h,

na Sede da ABM – Rua Baependi, nº 162, Ondina __ Auditório Jadelson Andrade

Palestra / Tema: “HISTÓRIA DA ANATOMIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA DA BAHIA – DAS ORIGENS AOS DIAS ATUAIS”

                         

                     

 




Posse do Dr. Roque Andrade

Registros da reunião ordinária híbrida de junho de 2026.      Aconteceu em 11 de junho  – quinta feira,  15:00h

Local: Sede da ABM – Rua Baependi, nº 162, Ondina   —   Auditório Jadelson Andrade —

Palestra de posse: “O mestre Eduardo Rodrigues de Morais ”

Palestrante e agora confrade, Membro Titular da cadeira 39:  Dr. Roque Andrade

         

     

                                    

                   

               




Titulo de Professor emérito ao Confrade Dr. Jacobina

Seguem registros da outorga de Título Máximo de Professor Emérito para o Confrade Professor Doutor Ronaldo Ribeiro Jacobina.

A  sessão solene teve lugar no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, no último dia 8 de maio, às 18:00h

 

               

                 

                       




Registro histórico! 100 anos do Confrade Geraldo Leite.

O dia 23 de abril de 2026 foi de festas para a Medicina Bahiana e Sergipana.
É que o filho de Sergipe, dado de presente à Bahia – o Professor Geraldo Leite, completou 100 anos de uma preciosa vida , extremamente útil ao nosso estado , nas áreas da Saúde e da Educação .

Formado médico pela Faculdade de Medicina da Bahia – Primaz do Brasil – na turma de 1950, Geraldo Leite distinguiu-se por várias facetas de sua personalidade: inteligente, estudioso, empreendedor, amável, humilde – razões de ser tão querido por todos, o que explica o grande número de presentes à bela missa celebrada no pátio do IBIT, Instituição fundada pelo grande mestre José Silveira, que o aniversariante substituiu com brilho.

Professor de Parasitologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, seu Diretor por vários anos, Livre Docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Fundador e primeiro Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana;Membro Titular da Academia de Medicina da Bahia e do Instituto Bahiano de História da Medicina , Membro proeminente do Rothary Club, autor de vários livros, incentivador de muitos programas assistenciais e educacionais no país e fora dele.

O evento em sua homenagem que teve lugar no IBIT, foi a consagração de um ser humano especialíssimo , muito respeitado, admirado e amado pelas qualidades que ornam seu extraordinário caráter.

 

Estiveram presentes:
o Sub-Secretario da Saúde do Estado – Dr. Paulo Barbosa, os altos representantes da Fundação José Silveira, autoridades eclesiástica, com o Arqui Abade do Mosteiro de São Bento, Presidente da Associação de Ex-Alunos da Faculdade de Medicina da Ufba; Corpo de Titulares da Academia de Medicina da Bahia; O Secretário Geral do Instituto Bahiano de História da Medicina Dr. Jorge Cerqueira ;
Dirigentes do Rothary Club; Representante do Cremeb Dr. Jecé Brandão, muitos médicos, outros trabalhadores da Saúde, advogados, políticos e muitas outras pessoas que foram levar o seu abraço ao querido Mestre que esteve firme, alegre , atencioso e carinhoso, como sempre .

Dr. Jorge Cerqueira

Secretário Geral

Dr. Jorge Cerqueira e o

aniversariante, Dr. Geraldo Leite

 




Primeira reunião de 2026

O Instituto Bahiano de História da Medicina e Ciências Afins – IBHMCA tem a honra de convidar a todos para a primeira reunião ordinária hibrida do ano de 2026.

Data: 19 de março de 2026 – quinta feira

Local: Sede da ABM – Rua Baependi, nº 163, Ondina

Auditório Arnoldo Mattos

Sala virtual – link será enviado posteriormente

Hora : 15:00h

Palestra / Tema: “História da Nefrologia na Bahia”

Palestrante: Dr. Ernane Gusmão – Presidente do IBHM

Contamos com sua presença

A diretoria




Recesso de Carnaval

        A Faculdade de Medicina da Bahia-UFBA, assim como o IBHMCA, entrará em recesso, devido ao Carnaval,

a partir da próxima terça-feira 10/2 até a quarta-feira de cinzas, dia 18/2/2026




Retomando os trabalhos

 

Estamos começando mais um ano de atividades no IBHMCA, abrindo a sala na Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus, sempre às terças e quintas, das 10 às 16:30h e prontos para as comemorações dos 80 anos deste Instituto. Bem vindo 2026!!




Aviso de recesso

 

Cartões de Natal e Boas Festas personalizados. Frente e Verso.

 

COMUNICAMOS A TODOS QUE O INSTITUTO BAHIANO DE HISTÓRIA DA MEDICINA

ESTARÁ FECHADO E DE RECESSO ENTRE  19/12/2025, ATÉ 12/01/2026!

Desejamos a todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo!!

 




Registros da última reunião do ano

Posse de Dra. Maíra Pereira Dantas

  como membro titular da cadeira 33

  cujo patrono é Gonçalo Moniz e sobre quem a doutora apresentou brilhante palestra  

 

 

 

 

 

 

 

 

No que foi parabenizada pelos seus pares presentes e on-line  

 

 

 

 




Convite reunião

Prezados,

     O Instituto Bahiano de História da Medicina e Ciências Afins – IBHMCA tem a honra de convidar a todos para a próxima reunião ordinária híbrida.

Data: 27 de novembro de 2025 – quinta feira

Hora : 15:00h às 16:25h – Palestra

             16:30h – Eleição de Diretoria

 Local: Auditório Jadelson Andrade. ABM – Associação Bahiana de Medicina. Rua Baependí, nº162, Ondina.

Sala virtual: O link será enviado posteriormente.

Palestra / Tema: “Dr. Gonçalo Moniz – da pesquisa à gestão pública”

Palestrante: Dra. Maíra Pereira Dantas

 

Obs.: Na ocasião a palestrante tomará posse como Membro Titular, ocupando a cadeira de nº 33, cujo patrono é Gonçalo Muniz. Um coffee break será servido no final.

 

Contamos com sua presença

Salvador, 18 de novembro de 2025

A Diretoria