Retomada de atividades
Passada a fase mais perigosa da pandemia pelo Covid 19, o Instituto Bahiano de História da Medicina e Ciências Afins, promoveu a sua primeira atividade pública de 2022.
Assim, no dia 9 do corrente, foi realizada reunião híbrida (28 participantes presencialmente e 37 de forma virtual) e a posse do Dr. Eduardo José Farias Borges dos Reis na cadeira número 8, que tem como patrono o dr. Cipriano Batista Betâmio.
O Presidente do Instituto fez a saudação inicial referindo que o recipiendário formou-se pela UFBa no ano de 1984 ,
especializando-se em Medicina do Trabalho, tendo mestrado em Saúde Pública e doutorado em Medicina. É professor da Faculdade de Medicina da Bahia desde 1998, ensinando História da Medicina há dois anos e coordena a publicação de cinco volumes da série História da Medicina.
O novo membro pronunciou palestra intitulada ¨Cipriano Betâmio: um sacrifício pela vida em tempos de pandemia”, ao final da qual foi muito aplaudido pelos que estavam presentes, bem como pelos que preferiram participar on line. Alguns dos participantes fizeram comentários sobre a brilhante apresentação, após o que o Presidente fez entrega ao dr. Eduardo do Diploma de Membro Efetivo do IBHMCA e do Certificado da apresentação da palestra.
Após tecer considerações elogiosas ao esforço dispendido pelo novo confrade na pesquisa sobre a vida do patrono da cadeira agora por ele ocupada, foi encerrada a sessão.
Jorge Raimundo de Cerqueira e Silva – presidente do IBHM; Antônio Natalino Manta Dantas – Secretário do IBHM; Eduardo José Farias Borges dos Reis – palestrante/novo membro e Almira Maria Vinhaes Dantas – Tesoureira do IBHM.