Cadeira nº 06 PDF Print E-mail
 
CONS. DR. JOÃO BAPTISTA DOS ANJOS (1799-1871)

Lente jubilado de Higiene.

Antonio Carlos Nogueira Britto

Nascido em Salvador, Bahia. Carente e desprovido de posses na sua puerícia, cultivava o grande ideal de ser Médico. Para tanto, empregou-se, moço, como sineiro e sacristão da Igreja que fora dos extintos Jesuítas e foi nomeado porteiro do Colégio Médico-Cirúrgico da província da Bahia, que funcionava na Casa da Santa Misericórdia. 

Aprovado “Nemine Discrepante” em 17 de dezembro de 1827 no exame prático de operações no cadáver e no exame prático de Anatomia. Condecorado com o grau de Formado em Cirurgia, em 20 de dezembro de 1828 pelo Colégio Médico-Cirúrgico da Bahia. Opositor, pela sua graduação no sobredito Colégio, em 1828. Lente Substituto das cadeiras Cirúrgicas, em 1829. Lente de Anatomia Topográfica, Medicina Operatória e Aparelhos, em 1833.  A pedido, foi transferido para a cadeira de Higiene. Jubilou-se em 1858. 

Do Conselho Imperial. Clínico celebrado, além de oftalmologista. Médico de escol e assaz prestigiado do corpo da Armada Imperial. Proferiu, em 10 de outubro de 1859, discurso congratulatório pela ocasião da feliz visita, às 8 e meia da manhã,  de S. S. M. M. Imperiais aos Paços da Faculdade de Medicina da Bahia, no Terreiro de Jesus. Cf. Britto ACN. A medicina Bahiana nas brumas do passado. Contexto & Arte Editorial: Salvador, p. 63-138, 2002 e “link” no “site” www.sbhm.org.br